Transmissão de dados com rapidez e total segurança
Utilizamos equipamentos de qualidade, garantindo assim uma conexão estável.
No Brasil, a popularização da internet começou na década de 90. Porém, de forma lenta e gradual, muito diferente do tsunami de informações da era da conectividade. Por isso mesmo, a oferta e a regularização dos serviços nem sempre eram muito satisfatórias. O mais comum era encontrar: pouca diversidade, tecnologia precária e uma terra sem lei, inclusive na relação provedores-usuários.
Há ainda uma série de vantagens em utilizar ponto multiponto. Em razão disso, as redes de fibra óptica FTTx têm se tornado cada vez mais populares e conhecidas. Mesmo que não haja uma implementação ampla em paÃÂÂses menos desenvolvidos, há um movimento de globalização da tecnologia e deve chegar a todos. As vantagens falam por si: segurança, resistência e qualidade. Veja mais:
Saiba sobre o que falaremos nos tópicos a seguir:
Já falamos antes sobre redes ópticas passivas. Agora, você irá descobrir sobre as duas mais utilizadas hoje em dia: GEPON e GPON. CaracterÃÂÂstica da própria rede óptica passiva, em nenhuma das duas é necessária a eletricidade para transmissão. A rede PON, ou rede óptica passiva, pode ser considerada um passo a mais na evolução da rede ponto multiponto. Como tratamos no outro tópico, é preciso que existam equipamentos de distribuição de sinal, mesmo que passivos, como os splitters.
A rede PON precisa de poucos componentes. Os três considerados fundamentais e necessários para a transmissão são: OLT (Optical Distribution Network ou Terminal de linha óptica), ONU (Optical Network Unit ou Unidade de rede óptica) ou ONT (Optical Network Terminal ou Terminal de linha óptica) e ODN (Optical Distribution Network ou Rede de distribuição óptica). Para saber mais sobre cada elemento, recomendamos o artigo “Saiba mais sobre Redes Ópticas Passivas (xPON) – GEPON x GPONâ€ÂÂ.
O GEPON (Gigabit Ethernet Passive Optical Network) e o GPON (Gigabit Passive Optical Network) são as tecnologias mais utilizadas em redes ponto multiponto. Cada uma delas possui caracterÃÂÂsticas diferentes, mais adequadas a uma ou outra situação. Conheça algumas delas:
GEPON:
IEE 802.3ah
Ethernet e TDM
Downstream: os pacotes da OLT são enviados via broadcast para todas ONTs/ONUs (padrão Ethernet), sendo que a ONT/ONU seleciona qual pacote é seu e descarta o restante.
Upstream: cada ONT/ONU transmite os quadros Ethernet para a OLT com intervalos de tempo de transmissão diferentes, atribuÃÂÂdos pela OLT.
GPON:
ITU-T G.984
ATM, TDM e Ethernet
Assimétrica
Downstream: 2,5Gbps
Upstream: 1,25Gbps
Downstream: os pacotes da OLT são enviados via broadcast para todas ONTs/ONUs (padrão Ethernet), sendo que a ONT/ONU seleciona qual pacote é seu e descarta o restante.
Upstream: pacotes fragmentados, o formato do frame contém células ATM.
71982661816
Somos uma empresa 100% brasileira e nosso objetivo principal é proporcionar o avanço do acesso à internet banda larga para todos em nossa área de atuação. Fale conosco:
71982661816
global.atendimentotelecom@gmail.com